No último dia do mês passado a Cammesa, administradora do mercado elétrico argentino, enviou uma carta a Pampa Energia, cobrando sobre os pagamentos atrasados da Endenor, principal distribuidora do país. O texto afirmaria que o volume da dívida (77.21 mi de pesos) afetaria seriamente o equilíbrio de pagamentos do mercado elétrico maiorista, por isso a empresa deveria saldar a sua divida até o dia 25/11. (El Inversor – Argentina – 15.11.2012)
Quinta, 22 de novembro de 2012
Argentina: Governo afirma que dívida da Endenor desestabilizaria o mercado elétrico
Argentina: Edelap aumenta em 12% a tarifa elétrica
Os 330.000 clientes da empresa de energia Edelap receberão na próxima conta um aumento médio de 12%, de acordo com o Ministério de Infra-estrutura da província em publicação no Boletim Oficial. É o segundo aumento tarifário da administração de Daniel Scioli. Os aumentos deverão ficar entre 4 e 12 pesos por mês, de acordo com o nível de consumo dos usuários de La Plata, Berisso, Ensenada, Brandsen, Magdalena e Punta Índio. Além disso, a partir de 2013, as contas ao invés de bimestrais passarão a serem cobradas mensalmente. O Organismo de Controle da Energia Elétrica de Buenos Aires afirmou que em 90% dos lares o aumento ficará em 4 pesos ao mês, visto que consomem entre 151Kw e 325Kw. (El Inversor – Argentina – 21.11.2012)
Chile: BHP Billiton submete projeto Kelar para avaliação ambiental
A BHP Billiton enviou nesta terça (20) para avaliação ambiental no Chile o projeto Kelar, localizado na comuna de Mejillones, que contempla a construção de uma termelétrica a gás natural. O projeto terá uma potência instalada de 540 MW e estima-se que custará US$ 400 mi, entretanto seus estudos estão paralisados desde 2008. A usina de ciclo combinado utilizará gás como combustível principal, e terá Petróleo e Diesel No 2 como combustível de reserva, entretanto a empresa já garantiu o fornecimento de gás a longo prazo, através de contratos com a própria BHP. (Economía y Negocios – Chile – 20.11.2012)