O Osinergmín (órgão estatal supervisor do setor elétrico) informou que desde ontem (4) as tarifas de eletricidade para o setor domestico registraram uma queda de 0,8% na média do sistema. Para o setor industrial, a queda na tarifa foi de 1,2%. As variações são resultado da aplicação das novas normas do setor, e das revisões mensais dos componentes da tarifa. (La Republica – Peru – 05.12.2012)
Quarta, 5 de dezembro de 2012
Peru: Tarifas de energia elétrica caem entre 0,8% e 1,2%
Argentina: província de Rioja analisa estatizar distribuidora elétrica
O governador da província de Rioja, Luis Beder Herrera, planeja declarar nos próximos dias emergência energética, devido aos problemas de distribuição, por parte da EDELAR, do grupo Vila-Manzano. Fontes dentro do governo local admitem a possibilidade da estatização da empresa. O governador tem realizado fortes criticas a empresa, afirmando ainda que os problemas com transformadores são causados pela falta de investimento. (El Inversor – Argentina - 04.12.2012)
Bolívia: Programa orientará pequenas e médias empresas para o uso racional de energias limpas
A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) e a Câmara Nacional de Indústrias (CNI) realizam hoje (5) o lançamento do programa GreenPyme, nas localidades de La Paz, Cochabamba, Santa Cruz e Tarija. O programa planeja melhorar a competitividade entre as Pymes (Pequenas e Médias Empresas) promovendo o uso racional de energia e investimentos em equipamentos de maior eficiência energética. Espera-se reduzir as principais barreiras que dificultam o desenvolvimento da eficiência energética nas empresas: a falta de informação, conscientização, capacidade técnica local e financiamentos. (El Diário – Bolívia – 05.12.2012)