A próxima licitação de fornecimento elétrico para clientes residências poderia gerar uma forte alta nos tarifas de energia no país. De acordo com o ministro da Economia, Pablo Longueira, o leilão de cerca de 25% do total consumido por usuários regulados poderia acabar sem concorrentes, obrigando as autoridades a aumentarem os preços mínimos de forma a atrair as geradoras. Na indústria a alta seria iminente, a exemplo do contrato assinado entre a CGE Distribución e a AES Gener, pelo recorde histórico de US$ 138 por MWh. De acordo com o gerente geral da Associação de Geradoras, René Muga, apesar da licitação estar influenciada pela vigência de apenas 2 anos, esta alta corresponde ao “gap” de geração deixado pela quebra da central Campanário. (Economia y Negocios – Chile – 11.12.2012)
Terça, 11 de dezembro de 2012
Chile: Governo prevê alta nas contas da luz por altos preços de energia
Chile: Gerente geral de Endesa Chile ressalta qualidades de Punta Alcade
O gerente geral da endesa Chile, Joaquín Galindo, qualificou o projeto termelétrico de Punta Alcade (740 Mw) como uma iniciativa exemplar para o país. A iniciativa contaria com um alto padrão tecnológico em suas centrais a carvão, que vão além dos solicitados na legislação ambiental. Além disso, o projeto seria muito importante para o Sistema Interconectado Central (SIC) , já que responderá por 12% da carga do sistema. (Economia y Negocios – Chile – 11.12.2012)
Argentina: La Rioja aumenta recesso dos funcionários para poupar energia
Os empregados públicos riojanos terão um recesso desde 21 de dezembro até 1o de fevereiro para atenuar a crise energética que sofre a província. Ontem houveram cortes de energia por toda a província, decorrente de uma falha em Catamarca. A temperatura chegou a 42oC, com a sensação térmica de 44oC. (El Clarin – Argentina - 11.12.2012)