O Paraguai anunciou ontem que pedirá formalmente ao governo da Argentina o pagamento dos US$ 100 mi, que ainda não recebeu, relativos à concessão de sua parte da energia produzida pela hidrelétrica de Yacyretá. O chanceler paraguaio informou que em breve emitirá uma nota as autoridades argentinas para lembrar-lhes do atraso no pagamento da divida. O funcionário afirmou também que o Paraguai faz o maior esforço para manter as melhores relações com seus países vizinhos, e que o pedido será realizado com todo o respeito possível. (El Inversor – Argentina – 11.03.2013)
Sexta, 11 de janeiro de 2013
Paraguai cobra pagamento da dívida argentina relativa à usina de Yacyretá
Argentina: Consumo elétrico chega a 93% do recorde histórico
Os dados da CAMMESA afirmaram que às 15h de ontem (horário local) a demanda do Sistema Interconectado Nacional (SIN) chegou a 20542 MW, 93,6% do recorde histórico atingido em fevereiro de 2012. A administradora do mercado afirmou ainda que em diversas ocasiões ocorreram interrupções de luz em residências isoladas, mas decorrentes de uma má medição por parte dos usuários residenciais que acabam instalando aparelhos demais e sobrecarregando a fiação de suas próprias residências. (El Inversor – Argentina - 11.03.2013)
Chile: Negociações entre Endesa Chile e British Gás poderiam reduzir os custos de energia
O Subsecretário de Energia, Sergio del Campo, informou nesta sexta (11) que as negociações da Endesa Chile com a British Gas poderiam reduzir os custos de energia. No Chile os custos marginais da energia mantém intima relação com os preços dos hidrocarbonetos, portanto as negociações para o fornecimento de Gás Natural com a BG poderiam ter um impacto positivo significativo. Além disso, a autoridade também avalia que a entrada em operação das novas termelétricas de Santa Maria I, Bocamina II e Campiche possam reduzir os custos do sistema. (Economia y Negocios – Chile – 10.01.2013)