O Ministro do Planejamento Federal, Julio de Vido, afirmou que o carvão necessário para o funcionamenot da usina termelétrica de Rio Turbio está garantido, e que as medidas necessárias para o aumento da produção de energia andam de acordo com o previsto. A declaração foi divulgada para desmentir uma notícia do La Nación, na qual foi informado que apesar do investimento de US$ 700 mi não haveria combustível para operar a usina. (El Inversor – Argentina – 21.01.2013)
Segunda, 21 de janeiro de 2013
Argentina: Ministro do Planejamento Federal garante que UTE Rio Turbio terá o carvão garantido para funcionar
Argentina: “Nodo Bioenergía de Expoagro 2013”
A argentina se posicionou como um dos maiores produtores mundiais de bioenergia, devido a seu moderno complexo azeiteiro que provém matéria prima para a produção do biodiesel. Além disso, bicombustível também é produzido da cana e do milho, além dos projetos de biogás e a utilização de biomassa florestal. Tais fontes são destinadas principalmente a geração de energia térmica e elétrica de grande escala e ao consumo automobilístico. Neste cenário ocorrerá a “Nodo Bioenergía de Expoagro 2013”, aonde se reunirão as empresas do setor, tanto produtoras como fornecedoras, além do setor científico-tecnológico da área. (El Clarin – Argentina – 21.01.2013)
Eólica bate recorde de produção diária na Espanha
A produção de energia eólica da Espanha bateu no dia 16 de janeiro o seu recorde de produção diária com mais de 345 mil MWh, consolidando-se como a principal fonte elétrica do país, segundo o operador do sistema elétrico espanhol (Rede Elétrica da Espanha). A produção superou em mais de 10,1 mil MWh o último recorde, alcançado em 18 de abril de 2012. A marca significa quase 40% de toda geração da data do país, provenientes tanto de fontes renováveis, como de nuclear, de ciclos combinados, carvão e hidráulica. Segundo o operador espanhol, a fonte eólica produziu no dia mais do que o dobro dos 152 mil MWh da energia nuclear, seguida pela energia hidráulica, com 75 mil MWh, carvão, com 92 mil MWh e dos ciclos combinados de gás, com 71 mil MWh. Durante mais de dez horas, a energia eólica superou os 14 mil MW produzidos, alcançando 15,6 mil MW em quase quatorze horas. Assim, a fonte atendeu a uma demanda de 60%, tanto na madrugada do dia 16 de janeiro, como no dia seguinte. (Jornal da Energia – 18.01.2013)