Durante conferência internacional ocorrida em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ministros de Energia de países sul-americanos acordaram com representantes da Liga Árabe de Energia, a instituição de uma cooperação entre os países para a promoção das fontes renováveis. As informações são da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), promotora do evento. A reunião de alto nível realizada entre os países deu origem a “Declaração Abu Dhabi”, primeiro documento birregional fechado entre os países, que também endossa a Irena como um fórum primário de cooperação e apoio para iniciativas interregionais. “A queda do custo da energia, aliada ao aumento da vontade política e o alto potencial de recursos energéticos renováveis mostram que há uma enorme oportunidade para um futuro de energia sustentável”, comentou o diretor-geral da Irena, Adnan Z. Amin. Apesar de sua matriz predominantemente renovável, o Brasil não é membro da Irena. (Jornal da Energia – 22.01.2013)
Quarta, 23 de janeiro de 2013
América do Sul e Emirados Árabes selam cooperação para renováveis
Argentina: Santa Fé inaugura a ampliação de uma Estação Transformadora de Energia
O governo de Santa Fé inaugurará hoje (23) a ampliação da Estação Transformadora da Empresa Provincial de Energia (EPE) em Calchaquí. O investimento total foi de 3,5 mi de pesos. A obra permitirá duplicar a oferta energética nesta região. (El Inversor – Argentina – 23.01.2013)
Colômbia: Geração de energia elétrica a partir das zonas francas ganha força
Aproveitando os benefícios aduaneiros e fiscais na Colômbia, algumas geradoras de energia têm optado por colocar suas usinas nas Zonas Francas (ZF). Este e o caso de Gecelca 3, que ainda esta e construção, e Flores IV que já esta em funcionamento dentro deste modelo e fornece 1.030 GWh ao Sistema Interconectado Central (SIN), localizada na Zona Franca Celsia. Esta alternativa facilita a importação dos equipamentos necessários, além das vantagens tributárias que podem chegar a 15%. (Portafolio – Colômbia – 22.01.2013)