Peritos do setor Industrial uruguaio alertam que o aumento dos custos de eletricidade acentuam ainda mais a perda de competitividade local. O exemplo para eles seria o Brasil, aonde medidas políticas foram tomadas com o objetivo de reduzir a tarifa elétrica. A partir de 1º de fevereiro ocorrerá um aumento de 6,9% nas tarifas da UTE aos grandes consumidores, diminuindo sua competitividade. O aumento médio será de 5,6%, sendo 4,35% para as pequenas e médias empresas, e algo entre 6,7% e 6,9% para as demais. (El Pais – Uruguai – 25.01.2013)
Sexta, 25 de janeiro de 2013
Uruguai: Peritos da indústria afirmam que exemplo do Brasil deve ser seguido
Bolívia: Iberdrola não recorrerá à avaliação
A vice ministra boliviana de Eletricidade, Hortensia Jiménez, informou que após a reunião com a Iberdrola chegou-se a um acordo que a avaliação dos ativos deve ser realizada por uma empresa independente, para que assim seja possível determinar o valor da indenização que o Estado deverá pagar. A funcionária afirmou ainda que acredita não haver intenções da Iberdrola de recorrer à avaliação após a mesma realizada. Estima-se que o processo de avaliação demore 180 dias. (El Diario – Bolivia – 25.01.2013)
Bolívia: Governo pretende exportar eletricidade em 2025
O vice ministro boliviano de Desenvolvimento Energético, Franklin Molina, reafirmou a proposta do governo de exportar algo em torno de 3.000 MW de energia elétrica em 2025. O funcionário afirmou ainda que antes de exportar os excedentes, se planeja uma geração em torno de 6.000 MW para garantir a segurança do abastecimento energético nacional. (El Diario – Bolívia – 25.01.2013)