A Corani Utility, que trabalha desde 2009 "na diversificação da matriz energética boliviana para promover o uso de energia eólica", será o desenvolvedor do primeiro projeto eólico do país. O parque, localizado a 120 quilômetros da cidade de Cochabamba, terá duas turbinas de 1,5 MW. A construção começou em 03 de janeiro passado. As duas turbinas serão erguidas em Qollpana, município Pocona na província de Carrasco. 97,88% das ações da Corani, que é uma empresa pública, pertencem à Companhia Nacional de Electricidade (ENDE). O restante, 2,12%, é de acionistas pessoas físicas e ex-funcionários NSDS. A Corani disse em um comunicado que a instalação de energia eólica vai "ajudar a reduzir a demanda doméstica de gás natural, disponibilizando-o pronto para a exportação, com maiores benefícios econômicos para o país". A Corani informou ainda que os primeiros beneficiários do projeto "serão as comunidades locais, que irão desfrutar de energia confiável, e, posteriormente, a energia será direcionada à rede nacional." Para ler o Atlas Eólico da Bolívia elaborado pela 3tier (líder global em análise de risco, dados, avaliação e previsão para energia renovável), clique aqui. (Energías Renovables – Espanha – 27.01.2013)
Terça, 29 de janeiro de 2013
Bolívia inicia construção de sua primeira instalação eólica
Paraguai: Governo exige oficialmente pagamento de divida sobre energia cedida a Argentina
O governo paraguaio exige o pagamento da dívida de US$ 94 mi pela cessão de energia a Argentina. Caso o diálogo não seja aberto o Paraguai irá preparar ações legais para requisitar o pagamento da dívida em cortes internacionais. O atraso foi classificado como sistêmico. (La Nacion – Paraguai – 29.01.2013)
Ednesa supera a marca de 14 milhões de clientes na América do Sul
A Endesa superou os 14 mi de clientes na America do Sul em 2012, o que representa um aumento de 2,6% em relação ao ano anterior. Através de sua filial Enersis e suas filiais de distribuição elétrica na America do Sul (Edesur, Ampla, Coelce, Chilectra, Codensa e Edenor) a empresa incorporou 360.000 novos clientes na região. Desta forma, a Endesa se confirma como a principal empresa do setor privado a nível sulamericano. (El Pais – Espanha – 28.01.2013)