Desde o início do governo Lula, a maior preocupação é assegurar eletricidade para todos e, para isso, foram feitos esforços para que o País volte a investir na geração de energia elétrica. A declaração foi feita pela presidente Dilma Rousseff, na tarde desta terça-feira, durante inauguração do Parque Eólico de Sergipe, que acrescentou: "Ter energia significa garantir que o País cresça". Dilma defendeu as usinas hidrelétricas, mas também a diversificação das fontes de energia. "Introduzimos energia eólica, energia térmica, introduzimos uma diversificação na biomassa, expandimos a nuclear, criamos a diversidade de fontes. Melhoramos a segurança da matriz brasileira e é assim que funciona." (Estado de S. Paulo – 29.01.2013)
Quarta, 30 de janeiro de 2013
Garantir energia para todos é prioridade, destaca Dilma
Dilma ressalta avanço para 14 mil MW de energia térmica
A presidente Dilma Rousseff disse em discurso na última terça-feira que o País tinha um setor elétrico que, quando precisava, não conseguia importar energia do Sul para o Sudeste e Nordeste. Destacou a produção das termelétricas e disse que, antes, "tínhamos 4 mil MW de energia térmica e esse número hoje chega a 14 mil MW". No Brasil, segundo a presidente, temos 121 mil MW de energia. "Para vocês terem uma ideia, eu estive há três dias no Chile e lá não tem nem 10% de energia. Vamos dobrar os 121 mil MW em 15 anos." A presidente voltou a garantir que a conta de luz será reduzida e que não faltará energia para o País crescer. "Aproveito para dizer que este ano vamos bater um recorde. Vai ser o ano em que mais energia vai entrar na nossa matriz. Estou falando que no Brasil inteiro vai entrar 8.500 MW." Na avaliação de Dilma, o Brasil é um dos países que estão chegando mais perto de ter energia para todos os lares. "Temos todas as condições para chegar à mais afastada comunidade e garantir energia elétrica." (Estado de S. Paulo – 29.01.2013)
Somos país com absoluta segurança energética para crescimento, diz Lobão
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu nesta terça-feira, 29, que o Brasil é um país com "absoluta segurança energética" para o crescimento. O comentário foi feito em Barra dos Coqueiros, em Sergipe, durante cerimônia de inauguração de um parque eólico, em evento com a presidente Dilma Rousseff. "Somos hoje um país com absoluta segurança energética para o seu crescimento e atendimento de todas as famílias", disse Lobão, criticando o "tsunami de desinformação" que foi visto "algumas semanas" sobre o sistema elétrico brasileiro. Lobão classificou os críticos do sistema elétrico como "arautos da desgraça", que teriam propagandeado que o Brasil caminhava em "linha reta" para o desabastecimento e um novo racionamento de energia. No mesmo evento, Dilma voltou a abordar o tema energia. A presidente destacou que no passado o país tinha um setor elétrico que, quando precisava, não conseguia importar energia do Sul para o Sudeste e Nordeste. Ela disse que, antes, tínhamos 4 mil MW de energia térmica e esse número hoje chega a 14 mil MW. (Estado de S. Paulo – 30.01.2013)