SÉRIE ECONOMIA BRASILEIRA
O Governo Geisel e a Reação à Crise do Petróleo

Primeiro episódio da série "O Último Trem para Paris". O ex-ministro do Planejamento Reis Velloso, abre este programa expondo seus objetivos e entrevista o ex -presidente Ernesto Geisel, que analisa a abertura política e as relações externas do Brasil durante o seu governo. Em seguida os ex - ministros Velloso, Mário Henrique Simonsem, Julian Chacel, José Júlio Senna discutem em torno do tema título.No debate são analisa-das as medidas de política econômicas adotadas diante da crise do petróleo condições políticas e econômicas que permitiram a manutenção do ritmo de crescimento econômico, seus efeitos sobre a strutura da economia brasileira, as características do ajuste posterior e as razões que levaram ao aumento do endividamento externo. AC: 113_A / Duração: 57 Min.

Raízes do Brasil: Por que o país é tão Complicado

Segundo episódio d série "O Último Trem para Paris".Os cientistas políticos Simon Schwartzman e Bolivar Lamounier junto aos economistas Antônio B. de Castro e Roberto Cavalcanti de Albuqurque, abordam o tema título mediados pelo ex- ministro Reis Velloso. São discutidos, analisados principais elementos da formação brasileira destacando-se organização política e os desequilíbrios estruturais: as raízes ibéricas e suas implicações na organização política do Estado e da sociedade; a urbanização a racionalização das relações interpessoais; o Estado patrimonialista autoritário e o Estado modernizador da economia promoconômivendo o processo de industrialização;a crise política e e ca do Estado na década de 80 e a desagregação social. AC: 113_B / Duração: 54 Min.

O Brasil, a Grande Depressão e o Estado Novo

Terceiro episódio da série"O Último Trem Para Paris".Os economistas Simão Silber e Marcelo de Paiva Abreu, juntos aos sociólogos Aspásia Camargo e Vamire Chaco, abordam o tema-titulo, mediados pelo ministro Reis Velloso. AC: 114_A / Duração: 52 Min.

Cast. Branco, C. e Silva e Médici: Da Recup. ao Milagre

Quinto episódio da série "O Último Trem para Paris".Os economistas Delfim Neto, César Maia, Roberto Campos e Edmar Bacha, junto ao Prof. Miguel Reale, abordam o tema título mediados pelo ex ministro Reis Velloso. São analisadas as reformas do Governo Castelo Branco administrativa, tributária e financeira as características da política de estabilização, a recessão e o arrocho salarial; o contraste entre o tratamento do plano econômico e do plano político, a passagem do liberalismo ao autoritarismo e a instabilidade política; as características da recuperação econômica e do "Milagre" do período Médici; a deterioração dos indicadores sociais como consequência do modelo econômico concentrador de renda. No final do programa o Prof. Miguel Reale resume os momentos políticos marcantes dos governos Costa e Silva e Médici, destacando as alterações do projeto constitucional de 1967, a Carta de caráter autoritário de 1969, a radicalização das esquerdas e a reação do governo militar. AC: 115_ A / Duração: 56 Min.

Dutra a Jango: Democratização, Anos Dour.Populismo

Quarto episódio da série "O Útimo Trem Para Paris" Os economistas Arthur Candai , Winston Fritsch, juntos aos cientistas políticos Lurdes Sala e Antonio Paim, abordam o tema-titulo, mediados pelo ministro Reis Velloso. AC: 114_B / Duração: 54 Min.

O Gov. Figueiredo:Choques Exter. e a Cont. da Abertura

Sexto episódio da série "O Último Trem para Paris". Os economistas Paulo Guedes, Rubens P. Cysne o ex-ministro Ernane Galveas junto ao cientista político Bolivar Lamounier, abordam o tema título destacando a dinâmica da economia do período Geisel e o crescimento econômico do governo Figueiredo como reflexo das estratégias ado- tadas na administração anterior; as críticas à política econômica do período, principalmente a reação ao segundo choque do petróleo e ao aumento das taxas de juros internacionais os condicionantes da aceleração da inflação, recessão econômica e suas consequências; as comdições da retomada da atividade econômica em 1984; o processo de abertura política lenta, gradual e controlada pelo Executivo e dinâmica da política partidária. AC: 115B_B / Duração: 52 Min.

O Governo Sarney, o Plano Cruzado e a Nova República

Sétimo episódio da série "O Último Trem para Paris". O jornalista Walder de Góes, junto aos economistas Afonso C. Pastore, Marcos Cintra e Eduardo Modiano, abordam o tema título mediados pelo ex-ministro Reis Velloso. São analisados e debatidos o crescimento econômico acompanhado da aceleração inflacionária do início governo Sarney as características e as condições de concepção e implementação do Plano Cruzado seus impactos sobre a economia as condições políticas de implantação do Plano Cruzado; a queda da inflação, a política monetária e fiscal, o congelamento de preços o pós-Cruzado e a retomada do processo de ascensão inflacionária, diminuição das reservas cambiais e aumento do déficit público As lições econômicas e políticas do Plano Cruzado. AC: 116_A / Duração: 55 Min.

Balanço: As Mudanças Econ. Sociais, Distr. de Renda

Oitavo episódio da série"O Último Trem para Paris".Os economistas José Pastore ,Roberto Macedo, junto com o cientistas políticos Hélio Jaguaribe e Wanderley Guilherme dos Santos abordam o tema título, mediados pelo ministro Reis Velloso.São analisadas mudanças nas estruturas de distribuição espacial e etária da população; as transformações na estrutura da economia do emprego e nas instituições políticas e sociais as alterações na estrutura de distribuição de renda, as características do processo de concentração e a intensificação das desigualdades econômicas e sociais. AC: 116_B / Duração: 50 Min.

A Grande Síntese: Modernização Econ.-Social, Estag.Política

Nono episódio da série"O Último Trem para Paris".Paulo Rabelo Castro, André Montoro Filho o Ministro Azeredo da Silveira, junto ao cien- tista político Antônio Octavio Cintra, abordam o tema título, mediados pelo Ministro Reis Velloso. São debatidas as características centrais da modernização econômica do país, ocorrida desde a década de 30, e as condições que viabilizaram tal processo; as possibilidades futuras do papel do Estado na economia e na sua relação com a sociedade; as com- sequências do retrocesso político do período autoritário para a vida partidária do país; a inserção atual do Brasil no mundo, os projetos de desenvolvimento e de política econômica possíveis para superar a crise econômica do final dos anos 80. AC: 117_A / Duração: 54 Min.

Perspectivas: Para Onde Vai o Proj. de Mordenização

Décimo episódio série"O Último Trem para Paris".O Senador Fernando Henrique Cardoso, os economistas José Serra, Mário Henrique Simonsem e Antônio de Barros de Castro, junto ao ex-ministro Reis Velloso, abordam o tema titulo, mediados pelo economista Julian Chancel. Com uma visão prospectiva são debatidos e analisados os diferentes projetos e políticas que possam permitir a retomada do crescimento econômico no curto e longo prazos destacando políticas para controle do aumento de preços redução do déficit e elevação da capacidade de inanciamento público; a necessidade de redefinição do papel do Estado; a questão da credibilidade política como condição para retomada dos investimentos; a mentalidade práticas políticas cartoriais como entrave à odernização econômica e social do país; as possibilidades e limites criados com a

Constituição de 1988. AC: 117_B / Duração: 55 Min.

Série A Era da Incerteza

Os Profetas e a Promessa do Capitalismo

Primeiro capítulo da série de J.K. Galbraith. A revolução industrial e as novas idéias econômicas: Adam Smith, Malthus e Ricardo. AC: 129 / Duração: 60 Min.

Os Costumes e a Moral do Velho Capitalismo

Segundo capítulo da série de J.K. Galbraith. A época da conquista da América do Norte: as disputas entre os chamados capitalistas primitivos - seus hábitos, suas extravagâncias, seus sonhos de nobreza. AC: 130 / Duração: 60 Min.

A Dissidência de Karl Marz

Terceiro capítulo da série J.K. Galbraith. A vida de Marx e a genes e de suas idéias: sua atuação como filósofo, cientista político e formulador de uma teoria cientifica sobre a economia capitalista. Os reflexos desta teoria sobre o mundo: as primeiras tentativas de revolução comunista na Europa. AC: 131 / Duração: 60 Min.

A Idéia Colônia

Quarto capítulo da série de J.K.Galbraith. A prática do colonialismo desde as Cruzadas até a aventura colonial norte - americana no Vietnã: suas motivações, seus mitos, seus resultados desastrados e trágicos. Os impérios espanhol, francês e inglês. As dificuldades que acompanharam o nascimento das nações que se libertaram dos impérios. AC: 132 / Duração: 60 Min.

Lênin e a Grande Ruptura

Quinto capítulo da série de J.K. Galbraith. A Europa antes da Primeira Guerra Mundial; a Revolução Russa e suas consequências no mundo; a URSS e os problemas econômicos e sociais a serem enfrentados. AC: 133 / Duração: 60 Min.

Ascensão e Queda do Dinheiro

Sexto capítulo da série de J.K.Galbraith. Surgimento das moedas dos títulos dos bancos seu funcionamento nos primeiros tempos em Amsterdam, Paris, Londres e nos EUA; o papel dos Bancos Centrais o dinheiro como agente finaciador das revoluções a crise americana dos anos 20. AC: 134 / Duração: 60 Min.

A Revolução dos Mandarins

Sétimo capítulo da série de J.K. Galbraith. A vida e o pensamento de John Maynard Keynes. A aplicação de suas idéias na Europa e nos EUA: sua inaplicabilidade nos países pobres. AC: 135 / Duração: 60 Min.

A Competição Final

Oitavo capítulo da série de J.K.Galbraith: o complexo militar dos EUA e da URSS; a guerra fria da década de 50 a corrida armamentista e ameaça do conflito nuclear. AC: 136 / Duração: 60 Min.

A Grande Empresa Multinacional

Nono capitulo da Era da Incerteza -Há alguns anos o então presi- dênte Geisel referiu-se as grandes empresas multinacionais como "uma realidade da qual não podemos escapar, embora ainda não se saiba se vieram para o bem ou para o mal" na expressão do ex-chefe de governo É dessa realidade nova, complexa contraditória, fascinante e assustadora "A Grande Empresa Multinacional" que se trata neste episódio. AC: 137 / Duração: 60 Min.

Terra e Gente

Decimo Capitulo da Era da Incerteza - O México dos Astecas, e tempos que precederam a revolução, o Canada do século XVIIII os EUA do tempo da escravatura Paquistão Índia e Singapura de ontem e de hoje. São esses os cenarios aos quais recorrem hoje o nosso guia na Era da Incerteza para nos falar de um dos proble- ma mais agudo em qualquer época, a relação entre terra e gente, o chamado, equilibrio da pobreza que mantem um nível de mera subsistência, milões de pessoas no mundo todo. Qual é a solução para isso? AC: 138 / Duração: 60 Min.

Metrópole

Décimo-primeiro capítulo da série de J.K. Galbraith. Os diferentes tipos de cidades: os centros políticos; as cidades mercantis industriais os subúrbios e as metrópoles poliglotas. O crescimento,soluções para problema urbano em várias partes do mundo. AC: 139 / Duração: 60 Min.

Democracia, Liderança e Compromisso

Décimo-segundo capítulo da série de J.K.Galbraith.Os sistemas democráticos da Suiça, da Inglaterra e dos EUA. O papel da Suiça, da Inglaterra e dos EUA. O papel da educação enquanto geradora e alimentadora da democracia. Ansiedades que as liderancas precisam afastar: dicotomia entre o interesse individual e comunitário, esgotamento dos recursos, deslocamentos e a receptividade aos pobres, transferências de auxílios. AC: 140 / Duração: 60 Min.

Série Economics USA

A Força de Trabalho e a Gerência

A clássica luta "nós contra eles" é ilustrada pela greve realizada em 1909 pelo Sindicato Internacional dos trabalhadores da indústria do vestuário. AC: 300_A / Duração: 28 Min.

A Redução da Pobreza

As causas e soluções das desigualdades de renda são examinadas, enfatizando-se o papel que as políticas de bem estar social têm desempenhado desde a introdução da seguridade social no final dos anos 30, até a criação das frentes de trabalho pelo Presidente Johnson na década de sessenta. AC: 300_B / Duração: 28 Min.

Lucros e Juros

Este episódio examina o que os bancos, as grandes empresas e os pequenos empresários fazem para maximizar seus lucros. AC: 300_C / Duração: 28 Min.

Poluição

Este episódio explora os custos privados e públicos da poluição, incluindo as regulamentações, com respeito ao meio ambiente, das empresas de mineração, da engenharia de trânsito e da indústria petrolífera. AC: 300_D / Duração: 28 Min.

Fases de Crescimento e Crise

O comportamento cíclico da economia norte-americana é analisa- do à luz das teorias econômicas de Marx Schumpeter, Keynes, Say. AC: 360_A / Duração: 28 Min.

Mercado e Preços

As poderosas forças da oferta da procura são examinadas através de exemplos concretos, como o da construção pioneira de habitações de baixo custo pelo empresário do setor imobiliário. AC: 360_B / Duração: 28 Min.

O Crescimento Econômico dos EUA

O que significa PNB (produto nacional bruto)? O que é ou não incluído no seu cálculo? Desde que foi criado a década de trinta o PNB tem tido uma história intrigante, com grandes realizações e embaraçosos fracassos. AC: 360_C / Duração: 28 Min.

Recursos e escassez

Especialistas discutem como a sociedade aloca transforma seus recursos. Dentre as circunstâncias históricas mencionadas incluem-se a preservação da natureza a proteção à saúde dos trabalhadores e a produtividade durante a Segunda Guerra Mundial. AC: 360_D / Duração: 28 Min.

Inflação

Este episódio trata dos custos econômicos e sociais da inflação provocada pela Guerra do Vietnã e pelos programas de assistência social propostos pelo Presidente Kennedy e implementados durante a gestão do Presidente Johnson. AC: 361_A / Duração: 28 Min.

John Maynard Keynes

Este episódio apresenta Teoria Econômica Keynesiana e analisa a grande depressão dos anos 30 em termos de interação entre os gastos de consumo e de investimentos. AC: 361_B / Duração: 28 Min.

O Sistema Bancário

As instituições de poupança dos EUA já haviam se enfraquecido bem antes dos anos 80,quando os excessivos volumes de empréstimos levaram à falência muitos bancos. Este vídeo analisa papel e funções do sistema bancário no sistema econômico. AC: 361_C / Duração: 28 Min.

Política Fiscal

Os governos frequentemente adotam políticas tributárias de gastos públicos para reduzir a severidade das flutuações cíclicas. A atuação dos governos é o assunto deste program.Economic USA. AC: 361_D / Duração: 28 Min.

Défictis Públicos

Políticos de ambos os partidos nos EUA (Republicano e Democrata) gastam muito tempo preocupando-se com o défict de US$ 299 bilhões. Haverá algo de bom neste mal? AC: 362_A / Duração: 28 Min.

O Banco Central

Os prós e os contras da crescente confiança na eficácia da política monetária executada pelo Banco Central são examinados neste vídeo. AC: 362_B / Duração: 28 Min.

Produtividade

Os dados demostram que a produtividade norte-americana, que já foi um dos padrões mais imitados do mundo, continua a cair. Suas causas e possíveis soluções são discutidas por assessores dos governos Carter e Reagan. AC: 362_C / Duração: 28 Min.

Estagflação

Este vídeo apresenta análise da inflação de custos e a inflação de demanda. Analisa ainda as crises econômicas da década de 1970. AC: 362_D / Duração: 28 Min.

A Firma

Este episódio analisa conceito de"firma"através do exame dos fatores econômicos responsáveis pelo fato da Coca -Cola háver modificado sua"fórmula-secreta" pelo desaparecimento da empresa automobilística STUBKER e pelo sucesso extraordinário da informatização no jornal "Asbury Park Press". AC: 363_A / Duração: 28 Min.

Oferta e Procura

A grande seca da Califórnia, o embargo do petróleo árabe e as manias dos"jeans, designer Jordache servem como exemplos formulação de um dos princípios básicos da teoria econômica:a lei da oferta e da procura. AC: 363_B / Duração: 28 Min.

Política de Estabilização

Este vídeo cobre o debate entre monetaristas e keynesianos, sobre o conceito de "supply - side economics" e o encontro de cúpula de Bonn, realizado em 1985. AC: 363_C / Duração: 28 Min.

Política Monetária

Três presidentes do Banco Central e diferentes personalidades estudam as alterações de Arthur Burns, William Miller e Paul Wolker à frente do Federal Reserve. AC: 363_D / Duração: 28 Min.

Concorrência Perfeita e Demanda Inelástica

A agricultura emprega atualmente apenas 4% da população dos EUA e uma percentagem ainda menor pode se considerar "pequenos fazendeiros". Analistas do setor agrícola examinam evolução da agricultura norte-americana, desde os anos vinte até os dias de hoje, utilizando os conceitos da microeconomia: concorrência perfeita e demanda inelástica. AC: 364_A / Duração: 28 Min.

Oligopólio

Três casos históricos sobre a ascenção de oligopólios e crescimento da regulamentação governamental, que busca conter a resultante fixação de preços. AC: 364_B / Duração: 28 Min.

Eficiência Econômica

Este vídeo examina as consequências dos controles de salários preço e aluguéis, em uma economia de livre empresa, usando como exemplo o controle dos aluguéis na cidade de NY. AC: 364_C / Duração: 28 Min.

Monopólio

A história das empresas Standard Oil, American Telephone and Telegraph e Kodak são os exemplos utilizados na construção do conceito econômico de monopólio.

AC: 364_D / Duração: 28 Min.

Bens Públicos e Responsabilidades do Governo

A eletrificação rural realizada pela Tenesse Valley Authority e os programas de saúde pública são alguns dos produto concebidos pelo setor público p/ proporcionar bem estar privado. AC: 365_A / Duração: 28 Min.

Comércio Internacional

Casos históricos, como o império varejista de Neiman Marcus Na China e a entrada de automóveis japoneses nos EUA, demonstram as consequências das tarifas e das quotas praticadas no comércio internacional. AC: 365_B / Du ração: 28 Min.

Crescimento Econômico

A notícia ruim: o crescimento pode levar ao esgotamento dos recursos naturais. A boa notícia: novas indústrias, como as de telecomunicações, podem revitalizar comércio norte-americano. AC: 365_C / Duração: 28 Min.

Taxas de Câmbio

Tanto agentes que operam no mercado internacional de moedas como funcionários dos tesouros mantém-se vigilantes quanto ao comportamento das taxas de câmbio, do balanço de pagamentos e dos efeitos dos déficits e dos superavits da balança comercial. AC: 365_D / Duração: 28 Min.

<< Voltar

Projeto Videoteca
videoteca@nuca.ie.ufrj.br | tel: (21) 3873-5249 | fax: (21) 2542-2490
Av. Pasteur, 250/sala 226 - Urca - RJ. CEP: 22290-240